Prefeitura de São Luís assegura vacinação de idosos contra a Covid-19 a partir do cadastro feito por equipes da Estratégia Saúde na Família
Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Prefeitura de São Luís assegura vacinação de idosos contra a Covid-19 a partir do cadastro feito por equipes da Estratégia Saúde na Família

A Prefeitura de São Luís segue firme para assegurar a vacinação dos idosos contra a Covid-19. Neste sábado (13), o Centro de Saúde da Liberdade, se tornou a primeira unidade básica a ofertar a vacina contra o novo coronavírus. A vacinação na unidade foi para idosos com idade acima de 75 anos, assistidos e contatados previamente pela equipe multiprofissional que atende a área e que compõe a Estratégia Saúde da Família, utilizada pela Semus para alcançar todos os idosos para os quais a vacina está disponível nesta fase da campanha de imunização.

“Graças a Deus esse dia chegou. Eu estava ansiosa demais por essa vacina, porque o medo de adoecer era muito grande. Estou muito feliz por ter recebido a primeira dose agora, aqui no meu bairro mesmo, e já me sinto aliviada e pronta para receber a segunda dose daqui alguns dias”, disse a aposentada Tereza Araújo, de 87 anos.

O prefeito Eduardo Braide acompanhou o momento e destacou que o Município tem buscado avançar na vacinação conforme a chegada de novas doses da vacina contra a Covid. “Nós vamos vacinar todos os nossos idosos. Por isso, aqueles que não conseguiram se cadastrar na plataforma #VacinaSãoLuís ou que perderam o dia estão sendo procurados pelos nossos agentes comunitários de saúde e profissionais que atuam diretamente nos postos de saúde. Estamos descentralizando esse atendimento, de forma que iremos atingir a todos os idosos da cidade. Essa é a missão da Prefeitura de São Luís e que será cumprida”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, que também acompanhou a vacinação, reforçou que a busca ativa realizada a partir das equipes que trabalham com a Estratégia Saúde da Família é um mecanismo eficiente e que faz toda a diferença na vida dos idosos e suas famílias.

“Dessa forma, alcançamos muitos mais idosos e conseguimos oferecer a imunização de forma facilitada, levando a vacina para mais perto de quem precisa e pode recebê-la neste momento, incluindo aqueles que não têm acesso à internet para se cadastrar na plataforma disponibilizada pela Prefeitura de São Luís”, completou o secretário.

Um total de 583 idosos foram localizados pelos agentes de saúde para receber a vacina no Centro de Saúde da Liberdade.  “Fizemos todo um trabalho antecipado. Realizamos o pré-cadastro dos idosos para que pudéssemos abrir neste sábado e começássemos a vacinar os idosos da região. Para nós que trabalhamos na unidade e conhecemos os pacientes de perto é uma honra ser a pioneira das unidades básicas a oferecer o serviço da vacinação contra a Covid”, concluiu a diretora da unidade, Danielle Duailibe.

O trabalho das equipes da Estratégia da Saúde da Família seguirá em busca de idosos que não conseguiram se cadastrar na Plataforma #VacinaSãoLuís. O serviço hoje foi aberto para o cadastro de idosos a partir de 70 anos. Para se cadastrar, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis

Categoria: Notícias