Nota do Enem 2020 não poderão ser usadas por estudantes no Proini, Fies e SISU
Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Nota do Enem 2020 não poderão ser usadas por estudantes no Proini, Fies e SISU


Os estudantes que participarem do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão se inscrever na primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Porque as matrículas dos dois programas vão acontecer em janeiro, antes do fim do exame, que terá notas divulgadas em março.

De acordo com cronograma do Ministério da Educação (MEC), o calendário das datas das inscrições no Prouni 2021 será abertas de 12 a 15 de janeiro. Já o SiSU abrirá as inscrições de 19 a 23 de janeiro. Fechando, o Fies 2021 receberá os interessados entre 26 a 29 de janeiro. A prova do Enem acontecerá no dia 17 de janeiro dia 17 de janeiro, com divulgação dos resultados no dia 29 março de 2021. E como a nota do Enem é um dos critérios utilizados na seleção para os programas que viabilizam uma vaga no ensino superior (universidades públicas e privadas).

Desta forma só conseguirá se inscrever no início de 2020 quem tiver a nota do Enem dos anos anteriores. Já para os alunos que estarão fazendo a prova pela primeira vez só contarão com os programas para vagas em instituições públicas e privadas no segundo semestre.

O MEC tomou esta decisão para adequar o calendário do Prouni, Fies e SISU ao ano letivo das universidades. Em função do adiamento causado pela pandemia, o Enem só liberará as notas em março.

Categoria: Notícias