Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Braide participa de entrega de aparelhos de radioterapia no Hospital Aldenora Bello


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou, nesta terça-feira (4), da solenidade de entrega de dois novos aceleradores lineares que vão compor a expansão do setor de radioterapia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antonio Dino.

Os novos equipamentos, somados a outros dois que compõem a expansão do setor de radioterapia da instituição médica, atenderá, exclusivamente, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e do interior maranhense, dando fim à fila de espera para o tratamento contra o câncer na unidade.

“Eu tive a oportunidade de acompanhar, desde o início, essa obra de expansão do setor de radioterapia e a instalação dos novos aceleradores lineares, importantes ferramentas para auxiliar no tratamento contra o câncer. Por tudo isso, eu sinto orgulho em dizer que tanto o Hospital Aldenora Bello, quanto a Fundação Antonio Dino são patrimônios de São Luís, do Maranhão e, também, de todo o Brasil, pois são espaços de cuidado com as pessoas, onde vidas são salvas todos os dias”, destacou o prefeito Eduardo Braide, durante solenidade.

Ainda durante seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Braide lembrou que, quando deputado federal (2019-2020), destinou emenda parlamentar à Fundação Antonio Dino para a compra de um aparelho de tomografia, essencial no planejamento do tratamento de radioterapia do paciente com câncer e que deve ser entregue ainda este ano. O aparelho, que assim como o acelerador nuclear também utiliza de radiação ionizante, vai servir, ainda, para o diagnóstico por imagem de câncer, sendo um dos exames mais solicitados pela equipe médica em caso de suspeita de tumores.

“Esse aparelho, como bem já me informou o Antonio [Dino Tavares], deve chegar ainda neste mês e eu tenho certeza que, nos próximos dias, será colocado em funcionamento para a gente ajudar a acelerar, a agilizar ainda mais esse que foi o grande gargalo durante muitos anos do hospital, que era a fila para o tratamento da radioterapia”, pontuou.

O prefeito também lembrou que enquanto esteve na Câmara Federal apresentou e conseguiu a aprovação do Estatuto da Pessoa com Câncer, que tem o objetivo de promover condições de igualdade no acesso ao tratamento da pessoa com câncer, garantindo o atendimento integral, que inclui assistência médica e de fármacos, assistência psicológica, atendimentos especializados e, sempre que possível, atendimento e internação domiciliares. Além disso, também garante o tratamento adequado da dor, atendimento multidisciplinar e cuidados paliativos.

Categoria: Notícias